Diário de Bordo - Carol

10/05/2006 – Passeio Pão-de-Açúcar – Escola Naval – Passeio no Rio – Iate Clube – Rio Boat Show

Logo que acordamos, vimos que o tempo estava nublado e tomamos café. Quando as nuvens saíram do Pão-de-Açúcar fomos até lá. A primeira para foi no morro da Urca que tem uma linda vista e está cheio de lojas. Logo após fomos ao Pão-de-Açúcar onde comprei um chaveiro e vi uma maravilhosa vista. Ao voltar ao morro da Urca vimos vários sagüis sendo que, no meio deles, havia uma mãe com 2 filhotes. Ao descer fomos à Escola Naval, mas o pai estava de bermuda e não pode entrar. Compramos uma calça e, ao chegar, entramos com o soldado Kaslley que nos mostrou a preparação física, os navios, os veleiros, onde prendiam os prisioneiros e uma sala com uma linda vista. Voltamos ao Iate Clube onde pegamos um barco para ir ao Rio Boat Show. Lá visitamos vários barcos, conhecemos o dono da empresa Delta, conhecemos um dos melhores engenheiros navais do mundo, compramos um GPS e um piloto automático, conhecemos os donos do Rapunzel e revemos o Ricardo e a Glória do Tão. Quando voltei ao barco jantei e estudei.

11/05/2006 – MAM – Vista Chinesa – Cristo Redentor – Iate Clube

Acordamos e, um pouco depois do café, encontramos o Guido (amigo) que nos levou para passear. Fomos primeiro ao MAM (Museu de Arte Moderna) que é bem legal. Lá almoçamos e conversamos com a Priscila (namorada do Guido) e fomos à Vista Chinesa no morro do Corcovado. No caminho vimos Ipanema, Copacabana e, ao chegar na Vista Chinesa, vimos fazendo uma cena da novela “Prova de Amor”. Subimos ao Cristo Redentor onde as nuvens passam rapidamente e onde tem uma brisa gelada. Lá tiramos fotos e fomos à casa do Guido, onde lanchamos e ele nos emprestou dois DVD’s. Voltamos ao barco onde assistimos os dois.

12/05/2006 – Iate Clube - Cidade

Acordei bem sonada e peguei a pasta do diário. Ontem só vi um DVD e um pouco do segundo. Estava fazendo diário até que o Jonas gentilmente lavou a louça para mim. Depois do café eles foram arrumar a “geladeira”. Após fomos almoçar em um cinema, livraria e bistrô que era uma droga e, a noite, voltamos ao Iate Clube e tomamos banho. Quando fomos ao barco guardamos umas coisas e, ao voltar, vimos um amigo do pai! Ficamos esperando uma pessoa e vimos outro amigo. Voltamos ao barco e jantei. Hoje foi um dia trabalhoso.

13/05/2006 – Iate Clube – Cidade – Porta-Aviões

Logo acordei e lembrei que, daqui a 3 dias, eu faço aniversário de 11 anos. Comi um pouco de queijo e fomos ao supermercado pegar suprimentos. Fomos à um porta-aviões. Pelo que o Tenente Vicente disse, o porta-aviões tem 1066 salas, pode entrar até 2000 pessoas, tem 266 metros de comprimento e dá para colocar até 33.000 toneladas dentro dele! Ele é imenso! Foi muito legal ir lá! Voltamos ao Iate Clube onde jantei, conhecemos o Marcelo, voltei e dormi.

14/05/2006 – Iate Clube – Ilha de Paquetá

Ao acordar fomos direto à Paquetá. No meio do caminho vimos várias garças em cima de plantas e também passamos por baixo da ponte Rio-Niterói. Lá é muito bonito, já a água é super suja. Fizemos um lindo passeio passando pela pedra da Moreninha, casa da Moreninha, pelo parque do Paquetá, pela praia da Moreninha, pela casa de José Bonifácio e pelo único cemitério de pássaros da América Latina.  Passeamos uma hora de bike e, exaustos, voltamos ao barco onde jantei , reparamos que peguei um bicho geográfico e lemos “Do Rio à Polinésia”.

15/05/2006 – Ilha do Paquetá – Fragata União

Acordamos bem cedo e tomamos café. Amanhã será meu aniversário e estou super-excitada. Pegamos a barca do meio dia para ir visitar um fragata. Ao chegar, fomos recebidos pelo Tenente Hideki. O nome da fragata é União e ela tem armas de alta tecnologia. Lá tem muitos canhões e outros armamentos. Ela é muito poderosa. Conversamos com o Comandante Pixinine que nos mostrou o quanto a Marinha Brasileira esta pronta para defender nossa nação. Ao voltar à Paquetá jantei e dormi cansada.

16/05/2006 – Ilha do Paquetá – Niterói

Logo que acordei o pai me abraçou desejando feliz aniversário. Saímos do barco e passeamos um pouco por lá. Voltamos ao barco e partimos para o Clube Naval Charitas em Niterói. Lá é lindo. Tem até toboágua! Conhecemos o Paul e a Diane da Austrália. Eles me deram um lindo bloco de notas e um cartão de canguru dizendo “happy birthday!” Almoçamos no restaurante do clube que é delicioso. À noite recebi o presente do Jonas e dormi.

17/05/2006 – Forte – Charitas – Parque - Cidade

Ao acordar recebi o presente de aniversário do pai e tomei café. O dia estava lindo! Fomos à piscina que estava boa. Também fui no toboágua que, apesar de turbulento, é muito legal. Passeamos pela cidade e fomos no Forte Santa Cruz da Barra. Ele é super reforçado, está em bom estado e tem vários canhões. Fomos também ao Parque da Cidade, onde vimos a cantora Ana Carolina fazendo um clipe. Voltamos para o Iate Clube onde brincamos e vimos um DVD.

18/05/2006 – Charitas – Caminho do Rio para Arraial do Cabo noturno

Acordei com o sol na cara. O dia estava lindo! Brinquei com o Jonas até o começo da tarde e visitamos o barco Samba do Renato e da Suzi. Partimos e descobrimos que a droga da previsão do tempo errou e pegamos 25 nós de vento na cara, ondas de até dois metros e correnteza contra. Vi uma coisa estranha no horizonte, coisa que nunca descobrirei o que é. Acho que era uma baleia... ou não? Vomitei várias vezes até que o dia amanheceu.

19/05/2006 – Caminho – Praia do Forno

Amanheceu e, depois de algumas horas, avistamos terra e o mar ficou ma-ra-vi-lho-so! Paramos na praia do Forno onde arrumamos o barco. Também alimentamos umas gaivotas esfomeadas até que descobri que a viagem durou 20 horas! Fiz o diário e jantamos. Dormi como uma pedra. “Que cansaço”.

20/05/2006 – Praia do Forno – Arraial do Cabo

Saímos da cabine e vimos o esplendor da água. Não tive dúvidas de cai na água. Fomos de botinho até a praia onde vimos um homem cheio de peixe grande dizendo que aquela maravilhosa água estava turva. Fizemos um forte de areia. Lá era maravilhoso! Fomos à Arraial onde vimos cinco tartarugas. Tinha grande, pequena, média. Conhecemos o Claudinei, que perdeu a ponta do dedo vindo anteontem para Arraial e o Edélcio, que quebrou o mastro vindo anteontem para cá. Passeamos pela cidade de Arraial que é linda. Conversamos com o Claudinei e com o Edélcio e, à noite, jantei e dormi.

21/05/2006 – Arraial do Cabo - Ponta da Ilha de Cabo Frio – Praia do Forno

Acordamos e o pai comprou umas iscas para pescar. Primeiro fomos à ponta da Ilha de Cabo Frio onde só tinha peixes pequenos. Depois fomos à praia do Forno onde pescamos quatro peixes-porco bem grandes, três carapaus e um sargo! Eu pesquei o maior dos peixes-porco e o maior dos carapaus. Brincamos na praia e fomos à Arraial. Lá demos metade dos nossos peixes ao Edélcio e ao Claudinei e comemos um risoto de lula hiper maravilhoso com peixe frito. Tomamos sorvete e, ao voltar para o barco, lemos “Do Rio à Polinésia” e dormi.

22/05/2006 – Arraial do Cabo – Praia do Farol

Logo de manhã passeamos um pouco por Arraial. Lá vimos uns pescadores puxando rede e pegando vários peixes. Conseguimos permissão da Marinha para passear na praia do Farol. Lá tinha dunas muito altas e uma água bonita. Também vimos uns cachorrinhos que brincavam o tempo inteiro. Voltamos a Arraial onde comemos uma deliciosa pizza e o Edélcio nos ensinou a fazer rede. Voltei e dormi.

23/05/2006 – Arraial do Cabo – Sub-sede do ICRJ

Ao acordar fomos à Arraial ver o Museu Oceanográfico da Marinha mas estava fechado. Fomos à Cabo Frio numa velejada gostosa e calma. Passando na frente da cidade vimos imensas dunas de areia. Almo-jantamos na sede e fomos num píer, até que chegou a chuva e voltamos ao barco. Acabei “O Senhor dos Ladrões” e dormi.

24/05/2006 – Cidade de Cabo Frio – Convento Nossa Senhora dos Anjos – Morro da Guia – Praia do Forte

Acordamos cedo e tomamos café. Saímos da sede e fomos passear. Primeiro passeamos pela Praia do Forte, que tem 7,5 km de comprimento! Lá achei uma concha com um furinho exato para fazer um colar! Passeamos um pouco na cidade e depois fomos ao Convento Nossa Senhora dos Anjos. Lá é muito bonito e muito bem preservado. Também visitamos o Morro da Guia onde tem uma capelinha e onde o Edson nos falou sobre a chegada de Américo Vespúcio. Na cidade passamos em um armarinho e comemos deliciosas tapiocas na Casa da Tapioca. Voltei, estudei e dormi.